sábado, 29 de setembro de 2012

Copiei do Urublues - O CAVALEIRO INEXISTENTE


O CAVALEIRO INEXISTENTE
Por Jeff Picanço
Estes tempo reli um livro de Ítalo Calvino, o “Cavaleiro Inexistente”. Nesse livro, o impagável Calvino nos conta a história de um cavaleiro do Imperador Carlos Magno, o nobre Agilulfo. Agilulfo era um perfeito cavaleiro, com sua armadura branca, resistente e reluzente – mas vazia. Comandado só pela vontade, reto e perfeito, perfeccionista, cumprindo cegamente todas as regras e normas, Agilulfo desprezava seus companheiros, os outros cavaleiros, tão viciosos, tão deturpados pela vida e pelos humanos sentimentos.
Calvino, com sua acuradíssima prosa, nos diz que a vida é bem mais complicada do que pensamos. Quem não quer, acossado pelas premências da vida cotidiana, alcançar um patamar onde tudo seja puro, não corrompido, onde a vontade seja soberana e os vícios derrotados? Porém, como conseguir esse ideal?
Aqui em São Paulo a grande discussão estes tempos é a candidatura Russomano. Um outsider, um candidato sem estrutura nenhuma, lançando-se a prefeito sem o apoio de grandes máquinas e que está chegando ao segundo turno das eleições da maior cidade do país. Quer exemplo maior de vitória da vontade contra a necessidade da vida?
O que tenho visto sobre a candidatura de João D’Homero, na nossa  Deitada-a-beira-do-mar, me lembra esse paradoxo. Trata-se, segundo sua campanha, de um candidato chapa-pura, combatendo máquinas eleitorais fortíssimas, apenas com o exemplo e com a vontade de dar certo.
No entanto, o que é apresentado? O texto de sua plataforma (aqui) é parco, vago e ambíguo. Na entrevista que vi na internet (aqui) , aparece um candidato sem ideias, sem expressão, sem o que contar de novo e diferente para o eleitor. Nos debates (aqui), diz que não sabe nada, mas que vai ter um secretariado que sabe o que fazer. Como assim?
Como Russomano, que não tem staff em que se apoiar, João D´Homero surfa no desconhecimento que o eleitor tem dele e de seus projetos (aqui). Faz da rejeição dos outros sua tabua de salvação (aqui). Mas existem perguntas a serem respondidas. Quais são suas ideias? Quem são seus apoiadores? Com quem vai governar? São perguntas que precisam ter respostas bem claras.
Meu caro Jeff Fonseca faz uma campanha modesta, mas honesta. Tem um partido forte localmente, com uma chapa de vereadores consistente, composta principalmente de comerciantes. Gostando-se ou não, tem um nome e uma identidade fortes, e uma forte dose de coerência, inclusive nas propostas que apresenta. Assim comparada, a campanha de João D´Homero ainda é uma incógnita.
A continuar nesse bom-mocismo sem propostas, o que podemos esperar?
Nosso bom e nobre Agilulfo, o cavaleiro inexistente, parece uma boa metáfora. Quando finalmente teve que se apresentar tal como era, ou seja, despir sua armadura, é que ele realmente se revelou. Agilulfo era um cavaleiro puro e sem vícios, virtuoso por nunca ter que testar sua virtude. Em busca da vida real, um dia ele apeou de seu magnífico cavalo, tirou o elmo, tirou a parte de cima e a parte de baixo da armadura: o que as pessoas viram foi nada. O vazio. Sem sua carapaça reluzente, Agilulfo era vazio como o vento que sopra à tarde nas árvores da Feira-mar. 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Notas de Campanha XVI

E o que leva o povo todo pros nossos comícios? Tem gente que não acredita, então vai lá, meu camarada! Vai ver o Zé Paulo, a Vanda, nossos candidatos a vereador@, que, sem querer ofender nenhum outro das demais coligações (longe de mim!!!!!), dá de 10 a zero, não tem pra ninguém. Vejam as propostas para a educação do Programa de Governo do ZÉ PAULO 15:


EDUCAÇÃO COM QUALIDADE

Educação básica com qualidade envolve grande número de ações, procedimentos e programas, a partir dos seguintes compromissos:

• A plena aplicação dos 25% vinculados à execução;
• A manutenção de uma conta bancária específica para os recursos da educação, conforme prevê a LDB e a Lei do Fundeb;
• A garantia de que a secretaria de educação se torne unidade orçamentária capaz de executar e/ou acompanhar os gastos vinculados à execução;
2.1 Professores valorizados
Programa de valorização dos profissionais da educação que envolverá a permanente negociação para encaminhar programa de formação e capacitação continuação, de remuneração e de melhoria das condições de trabalho.
 Implantação da hora-atividade de 20%
 Concurso Público
2.1 Educação Infantil
 A ampliação do número de vagas nas escolas para atender a educação infantil e a educação de jovens e adultos, inclusive de suplência profissionalizante.
 Construir 2 (duas) unidades de Centro Municipal Educação Infantil nos bairros do Batel e Ponta da Pita.
 Construção de salas de aulas e adequação do espaço físico para atender a Educação Infantil nas escolas já existentes.
2.2 Educação de Jovens e Adultos
 Distribuir a oferta de Educação de Jovens e Adultos em outras escolas e em períodos que compatíveis com as necessidades do público-alvo.
 Promover campanhas para erradicar o analfabetismo;
2.3 Escola em Tempo Integral
 Preparar as escolas públicas para atividades complementares nos contraturnos, visando o desenvolvimento humano, de cidadania e convivência em grupo;
 Construção de uma agenda de Educação Integral articulando, a partir da ampliação da jornada escolar, políticas públicas, equipamentos públicos e atores sociais que contribuam para a diversidade e riqueza de vivências que tornam a Educação Integral uma experiência inovadora e sustentável ao longo do tempo.
2.4 Outras ações
 Introduzir estudos nas escolas públicas que incentivem a construção de uma cultura para o desenvolvimento do turismo;
 A definição de uma política de manutenção de prédios e equipamentos escolares que assegure plenas condições arquitetônicas de funcionamento e acessibilidade a todos e incorporando os conceitos de obra ecologicamente correta (captação de águas pluviais, aproveitamento de luz natural, baixo consumo de energia elétrica, coleta seletiva do lixo, torneiras econômicas, uso de madeira plástica, entre outros);
 Priorizar a qualidade e variedade nos alimentos da merenda escolar, inclusive com a compra direta do produtor local.
 Priorizar o sistema de transporte escolar para possibilitar o acesso e a permanência na escola, bem como a conclusão dos estudos.

domingo, 23 de setembro de 2012

Notas de Campanha XV

Outros comícios, mais sucesso, e vamos indo de virada. Aí vai mais do Programa de Governo:


TURISMO



Principais ações para o Turismo:
 Criar o Conselho de Turismo e uma política municipal de turismo, com a finalidade de desenvolver uma das principais vocações do Município que é o Turismo;
 Propor nova lei de incentivo às ações de Turismo;
 Modernizar e reestruturar os tradicionais projetos culturais da cidade, tais como o Festival de Inverno, Carnaval, festas e encontros religiosos;
 Fortalecer e apoiar os artesãos;
 Incentivar o cooperativismo como meio de geração de renda entre os agentes ligados ao Setor de Turismo;
 Incentivar a vinda de novos empreendedores da área, com a divulgação da cidade nos eventos nacionais e internacionais do negócio de turismo;
 Viabilizar oferta de microcrédito para pequenos empreendedores do Turismo;
 Criar mecanismos de divulgação do Município nas rodovias de acesso, em feiras, eventos por todo o País e, em especial, para turistas que visitam Curitiba;
 Buscar apoio junto à Secretaria Estadual de Turismo e ao Ministério do Turismo para fortalecimento das ações voltadas ao Turismo Local.
 Preparação e embelezamento dos principais pontos turísticos do município.
 Promover o reconhecimento da capacidade turística do município entre os habitantes para o recebimento dos visitantes, o cuidado com o meio ambiente, a qualificação para os serviços.
 Fortalecer os cursos profissionalizantes existentes e incentivar a criação de outros que proporcionem a capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho no turismo.
 Viabilizar, com a ajuda da Secretaria Estadual de Turismo e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, projetos para a vinda de navios de turismo no Porto de Antonina, criando eventos de folclore, festivais de artes e gastronômicos para essas ocasiões.