segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A campanha a partir de amanhã, dia 21, nas rádios.

Começa amanhã o programa eleitoral gratuito.Eu acompanho com curiosidade esse momento da política brasileira. Embora algumas pessoas detestem o horário gratuito, ele é uma grande conquista da democracia brasileira. Nesse momento, tod@s @s candidat@s tem seu direito gratuito assegurado, podendo contatar um número razoável de eleitores, de uma forma que não é possível no corpo a corpo. Tod@s tem o mesmo direito, independente do seu poder econômico. Os partidos  e/ou as coligações com maior representatividade, tem um tempo maior para atingir seus(suas) eleitor@s. @ candidat@ que tem propostas tem mais facilidade de conquistar votos de eleitores indecisos. Aquel@s que não cumpriram programas no passado podem ser descartad@s por nov@s. @ eleitor(a) brasileir@ está cada vez mais atent@ ao desempenho de vereador@s e prefeit@s. Não se engane @ candidat@ que aposta na falta de memória d@ eleitor(a). A juventude que aí está parece disposta a mudar a cara do Brasil. Embora Antonina tenha suas características, não está mais tão longe do resto do país, pois a Internet nivela a informação, construindo essa nova realidade. A alienação está cedendo lugar à curiosidade. Crianças e jovens com idéias próprias e livres para decidir seu futuro. Aposte no novo, Antonina!

n.b. 1 - parece chato essa história de @ no lugar do o e a, mas é o jeito que achei de contemplar a igualdade de gênero na qual acredito. 

n.b. 2 - Como não podia deixar de fazer, deixo aqui o meu recado: vote no 15 para prefeito (Zé Paulo, PMDB) e no 13 para vereador(a) e vice (Vanda). Onde o PT governa dá certo. Pesquise na Internet as cidades do Paraná que tem prefeitos e vices do PT, você vai se surpreender. Aproveite a Internet para mudar. E mude para o PT.

Juventude PT Antonina: Eu voto 15

Juventude PT Antonina: Eu voto 15: 50% Liberdade civil 50% Liberdade econômica Centrista * Posicionamento político segundo o  Diagrama de Nolan. Nome:  José Paulo Vieira Azim...

Manual contra o marketing eleitoral - Eleições - Gazeta do Povo

Manual contra o marketing eleitoral - Eleições - Gazeta do Povo


Manual contra o marketing eleitoral

20/08/2012 | 00:13 | CHICO MARÉS
Agora a campanha começou para valer!
O início do Horário Eleitoral Gratuito na televisão e no rádio, amanhã, marca a reta final das eleições, quando os candidatos vão concentrar todos os seus esforços para ganhar o seu voto. Nessa hora, o marketing se torna imprescindível para adequar a figura dos candidatos às expectativas da maioria dos eleitores. Entretanto, ele também cria distorções e pode gerar falsas ideias sobre os postulantes. Por isso, é importante estar bastante atento quando exposto à propaganda política.
Interatividade
Como você faz para não ser enganado pelo marketing eleitoral?
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
Para o cientista político Alberto Carlos Almeida, autor do livro A Cabeça do Eleitor, o principal cuidado que o eleitor deve ter é analisar as propostas e afirmações dos candidatos diante de sua realidade. “O eleitor tem que ver se o que sai na tevê corresponde aos fatos da vida real, em particular quando um governante fala de suas ações”, afirma. Almeida avalia, também, que a propaganda, em geral, não é uma enganação e que sua existência é parte do jogo democrático.
Já a cientista política da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Luciana Veiga pontua que o eleitor de hoje tem mais senso crítico do que há 20 anos. Logo, os candidatos de hoje percebem que mentir e prometer o impossível não cola. Para ela, a principal preocupação do eleitor de hoje é verificar o histórico dos candidatos e os valores que ele defende, e ver se eles são compatíveis com os seus. “Não existe voto certo e voto errado. O eleitor tem é que identificar quais são as suas prioridades e as prioridades dos candidatos”, afirma. O senso crítico também é importante nessa hora. Para o cientista político da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Fernando Azevedo, a reta final das eleições tende a vir acompanhada de uma “inflação de promessas”. Portanto, o importante é avaliar o que é só propaganda e o que é, realmente, uma proposta ou posicionamento concreto. Para ajudar a driblar as “armadilhas” da propaganda eleitoral, a Gazeta do Povo separou seis dicas para que o seu voto seja no candidato cujas propostas são mais parecidas com o que você espera para sua cidade.

Cuidado com as emoções
Nenhum voto é 100% razão. Segundo Luciana Veiga, da UFPR, existem linhas de pesquisa na ciência política que mostram que os eleitores tendem, primeiro, a gostar da pessoa do candidato, antes de arranjar justificativas para dar seu voto. Logo, é natural que os candidatos apelem para o lado emocional, tentando criar uma empatia para facilitar o diálogo com o eleitor, do mesmo jeito que as margarinas e as pastas de dente são sempre vendidas por uma família simpática e feliz. Entretanto, é bom lembrar que, na hora de votar, o importante é conhecer as propostas do candidato e saber se elas são parecidas com as suas – e não se ele é um sujeito alegre que gosta de crianças e cachorros, assim como você. E saiba, também, que cada sorriso e cada lágrima são calculados para conseguir sua simpatia – não que isso seja errado, mas é verdade.
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Desconfie dos “candidatos ficha-limpa”
É o chavão do momento! A expressão “candidato ficha limpa”, geralmente acompanhada de um selo, invariavelmente vai aparecer no material de campanha de uma porcentagem considerável dos postulantes às câmaras e prefeituras de todo o Brasil. Aprovada em 2010, a lei da Ficha Limpa vai valer pela primeira vez nas eleições de 2012. Ela determina que cidadãos com certos tipos de condenação em órgãos colegiados são inelegíveis. E aí está a questão: se o candidato não fosse “ficha limpa”, ele nem sequer se qualificaria para disputar as eleições. Logo, todos os candidatos são “ficha limpa”. Vale dizer que “ficha limpa” e idôneo são duas coisas bem diferentes. Não ter sido condenado não significa necessariamente ser honesto. Pesquise a história de vida do seu candidato para saber se a ausência de condenações significa, realmente, que ele é uma pessoa honesta e digna de seu voto.
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Cuidado com os “padrinhos mágicos”
É natural em eleições municipais que um político de expressão estadual ou federal venha apoiar um determinado candidato, que geralmente não tem a mesma visibilidade. E não há nada de errado nisso. Entretanto, é sempre bom lembrar: quem vai exercer o mandato é o candidato, e não os “amigos” dele. Além disso, é sempre bom avaliar os motivos que levam um político a apoiar outro. Esse apoio existe por comunhão de ideias ou é apenas mais uma peça em uma barganha de cargos? Um bom indicador é verificar se o grupo do político que ofereceu apoio obteve alguma vantagem imediata, ou promessa de vantagem futura. Desconfie também de políticos que trocavam farpas até recentemente, mas que hoje andam de mãos dadas – e vice-versa.
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Cuidado com o óbvio
“Sou a favor da saúde, da educação e da segurança”, repetem milhares de candidatos Brasil afora. Todo eleitor deve pensar: “eu também”. Mas, afinal, quem pode ser contra tudo isso? Na verdade, ao dizer ser a favor de coisas que todo mundo é a favor, ou contra o que todo mundo é contra, o candidato se esquiva de ter de se posicionar em relação a temas importantes do debate público. O melhor remédio é buscar aprofundar os assuntos. Se seu candidato diz que é a favor da segurança, tente descobrir se ele é a favor de reduzir liberdades individuais em nome da segurança coletiva – um exemplo é a instalação de câmeras de vigilância nas ruas da sua cidade. A partir dessa posição concreta você pode saber se ele pensa ou não igual a você.
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Saiba as atribuições do cargo
Começa a campanha e, com ela, chegam as promessas. Candidatos a vereador prometem implantar a educação integral nas escolas, resolver o problema da fila nos postos de saúde e asfaltar todas as ruas do seu bairro. Já os candidatos a prefeito podem até falar em ligar Curitiba a Ponta Grossa via metrô e triplicar o número de policiais militares na cidade. Antes de acreditar em uma proposta, saiba o que o candidato pode fazer dentro de suas atribuições. A Polícia Militar é um órgão do governo do estado, e não da prefeitura. Quem tem que decidir sobre a implantação da educação integral nas escolas é a prefeitura, e não a Câmara. E por aí vai. Isso não quer dizer que o prefeito não tenha responsabilidade pela segurança, ou o vereador pela educação. Aliás, alguns tentam sair pela tangente dizendo que certas coisas não são de sua atribuição. Verifique isso também.
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Afinal, é possível?
Quando a esmola é demais, o santo desconfia. E o eleitor deve desconfiar também. Para Fernando Azevedo, da UFSCar, a principal maneira de evitar ser enganado por um candidato é “analisar as propostas munido de um saudável senso crítico”. Quando o candidato diz que vai construir uma obra faraônica que vai resolver todos os problemas da cida­de, pense: a cidade tem dinhei­­ro para isso? Essa obra vai resolver tudo mesmo? Se era tão óbvio, porque ninguém fez isso antes? Quando o candidato fala de um projeto muito grandioso, veja se ele tem uma resposta, também, para o custo desse projeto e o número de moradores que ele deve atingir. Veja, também, a repercussão da proposta. Se muita gente colocar o projeto em xeque e o candidato não conseguir convencer que ele é viável, alguma coisa está errada.